Sendo destaque de diversas notícias relacionadas a televisão, a RecordTV parece estar indo para o buraco por conta de um desastre no atual cenário da TV aberta brasileira. Disposta, antes, a brigar de igual para igual com a TV Globo e SBT pela liderança de audiência, a emissora decaiu – tanto em qualidade quanto em audiência – chegando a perder a vice-liderança, no passado consolidada, para o SBT
Por que houve tal queda? em um passado não tão distante a RecordTV fez diversas contratações de peso para tentar se equiparar à Globo e acabou caindo numa crise generalizada em todos os setores.
Com o governo Bolsonaro a emissora voltou a lucrar só que o que estava ruim parece que piorou, mesmo batendo a Globo com Os Dez Mandamentos e em alguns momentos pontuais como com a hora da venenosa.
Na segunda metade dos anos 2000, a emissora, sob o comando de Edir Macedo e da Igreja Universal do Reino de Deus, fez apenas contratações visando, primeiramente, a audiência. Sua real intenção nunca fora a atenção do mercado publicitário haja vista os grandes descontos fornecidos pela emissora. afinal a igreja pagava tudo, hoje em dia ela lucra, mas não tem audiência como antigamente, e a igreja continua pagando.
Quando a RecordTV atacava a Globo ou, até mesmo, o Ibope no “Domingo Espetacular” e nos outros jornalísticos da casa, sua real intenção era mostrar o seu crescimento em audiência comparado à “queda” sofrida pela Globo, a quem considerava como a principal rival e inimiga. Tempos passados.
Agora a emissora luta para tentar se organizar – uma missão difícil de ser efetuada com plena eficiência. A grade está capenga, sem dedicação, quase exclusiva, ao jornalismo hiperssensacionalista. A dramaturgia, setor que a emissora pretendia que fosse seu carro-chefe, foi jogada de lado, e hoje vive às traças com novelas bíblicas de cunho religioso, dirigidos pela filha de Edir, Cristiane Cardoso que nada entende de dramaturgia, hoje totalmente essa TV que teve a concessão renovada por Bolsonaro, está completamente nas mãos da igreja universal, e sua audiência ficando cada vez mais pífia em todos os horários.
o único programa de auditório da emissora o "Hora do Faro", comandado pelo Apresentador Rodrigo Faro já é dado como certo que será tirado do ar. desta forma a emissora de Edir Macedo além de não ter uma novela que preste, e um filme que alguém pare para ver, também não terá programa de auditório, a não ser que Faro aceite o corte de salário de quase 100%.
A instabilidade é algo que assola toda a estrutura da RecordTV no País. As demissões e novos modelos de contratos como o arrendamento do antigo recnov á Casablanca, e fim do banco de atores só comprova a crise pela qual ela vem passando. E o público termina se afastando.
A RecordTV perdeu sua identidade ao mudar Rede Record por RecordTV (Nome que ela é Chamada Internacionalmente) e transformar sua logomarca em piada após perder suas patentes sobre as marcas e alguns títulos, um descuido de amador não acha? o que esperar dela? somente perder credibilidade, se é que ainda tem depois de ter se exposto apoiando claramente um lado da política.
Sabe-se quando algo é da Globo ou do SBT porque essas emissoras conseguiram criar e disseminar um padrão, uma identidade que se espalha por quase toda a sua grade, mas qual é o padrão da Record? Não há uma identificação. Talvez a emissora precise se organizar e voltar ao passado resgatar sua identidade, o seu interior, e o mais importante colocar novamente executivos no lugar dos pastores e novamente desvincular-se da igreja, caso contrário prepare-se para ver tele cultos e programas somente de cunho religioso durante a programação, resultando em mais perdas de anunciantes e de afiliadas para a Band ou SBT a primeira Citada já conta com uma grade melhor e mais consistente, não adianta colunistas renomados serem contratados para falar bem de sua programação, em seu portal, ou fazer do playplus apenas um Pay Per View de A Fazenda, tem que mudar radicalmente a alta cúpula. enquanto é tempo, ou prepare-se para se transformar em uma RedeTV da vida, onde a programação é rejeitada e só é sustentada por igrejas.