![]() |
| Ascom |
Atalaia viveu um momento marcante nesta quarta-feira (15), com a aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal, realizada na antiga AABB. A capacitação, promovida pela Secretaria Municipal de Defesa Social, simboliza um avanço relevante para a corporação local.
São 57 guardas municipais participando do curso, que terá duração de quatro meses, e todos já receberam o fardamento completo. O município também vai além de seus limites: guardas de outras cidades foram convocados, o que reforça o reconhecimento das condições oferecidas por Atalaia.
Dentro de Alagoas, apenas Atalaia e São Miguel dos Campos estão autorizados a oferecer esse tipo de formação. No Vale do Paraíba, Atalaia se destaca como o único município com essa capacidade formativa, consolidando-se como referência regional.
![]() |
| Ascom Atalaia |
A prefeita Ceci ressaltou que, ao assumir a gestão, encontrou a Guarda Municipal sem estrutura, sem motivação e sem reconhecimento. Agora, ela afirma que a corporação conta com viaturas, fardamento, formação, autoestima — elementos que, segundo ela, refletem compromisso e valorização. O vice-prefeito Nicollas também comentou que esse feito fortalece não só a segurança pública, mas também a profissão dos servidores.
Para o secretário de Defesa Social, Thyago Tenório, o curso representa um resultado de planejamento e dedicação. Ele destacou que qualificar os profissionais é mais do que um processo técnico: trata-se de atualizar procedimentos, garantir eficiência, motivação e uma atuação voltada para o cidadão. Atalaia, nesse sentido, reafirma compromisso com seus servidores e com uma gestão de segurança mais preparada e digna.